Do que falo quando falo da corrida

Murakami saudaria o livro de estreia de Adilson Zambaldi. O escritor-maratonista japonês, que tem entre seus títulos a coletânea Do que eu falo quando eu falo de corrida, enxergaria em Corra Zamba o triunfo da associação entre a experiência da corrida e a da criação literária.

A antologia de microcontos do publicitário paulista é, por si só, uma associação nascente entre texto e imagem. Compostas por uma única frase que dialoga ou decorre imediatamente do título, as narrativas com ares de vinheta encontram nas ilustrações do artista plástico Rodinei Morillas um paralelismo sintático.

Zambaldi manobra o tema para alcançar sentido e efeito. Do primeiro nanoconto, “Linha de partida”, ao último, “Volto logo”, a sensação, durante a leitura, é a de se estar acompanhando um corredor (o próprio autor) ao longo de uma maratona.

Vem da agilidade do texto e também do manuseio do livro, como naquele efeito de desenho animado que se obtém ao passar as páginas rapidamente.

O conteúdo compósito alterna considerações pontuais e tiradas reflexivas, a exemplo da escrita ser um exercício de superação tal qual a corrida. Valendo-se da sagacidade, do humor e da sugestão de uma prática pessoal, o autor constrói um catálogo de observações sobre as relações amorosas, o esporte e a vida cotidiana.

Há espaço ainda para uma paródia do célebre microconto de Hemingway. Coisa de fã//Compra-se: tênis nunca usado pelo ídolo.

Corra Zamba é, acima de tudo, um projeto que molda sua identidade ao partir da arte literária rumo ao pódio da composição visual.

 

 

***

 

 

Livro: Corra Zamba

Editora: Patuá

Avaliação: Bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s