Tudo aquilo que habita os sonhos

Todas as coisas sem nome ganhou o 4º Prêmio Pernambuco de Literatura. Essa é a segunda vez que o autor Walther Moreira Santos leva a premiação.

Terminada a leitura do primeiro conto, é fácil compreender o motivo. Moreira Santos detém de um arsenal literário repleto de possibilidades que utiliza não para cristalizar um estilo, mas para prevalecer distinto no consórcio de vários deles.

Eclético na eleição do tema e do gênero, suas narrativas se caracterizam pelo ritmo ao mesmo tempo que por um cuidado severo na escolha e na aplicação das palavras. Isso dá forma a um conjunto que, embora assimétrico, imprime mesma intensidade ao detalhar os traumas de um adolescente e ao manipular a matéria do sonho e do delírio.

Há um tom bíblico, afetivo e forte na essência dos textos.

O autor se coloca, em inúmeras vezes, no papel de um agente duplo, cioso e inserido no universo ficcional que constrói, contudo alerta aos dramas do mundo real. Desse modo, não é incomum seus narradores externarem suas angústias na ressonância de fatos que escandalizam pelo sensacional ou pelo terror.

Eu e minhas tantas palavras – quando Deus é silêncio. Eu e meus tantos escritos-vaidades. Vivendo em um mundo onde pão, poesia e Verbo são uma coisa só. Enquanto o Mundo-Realidade é feito de Concreto, Fábricas de Mentiras, Golpes de Estado, Rios Envenenados, Florestas Incendiadas, Estupros Coletivos, Crianças Explodindo com vinte quilos de PETN amarrados ao corpo, do conto “O lado de dentro é assim: de musgos e limo”.

Outro diálogo constante é com a literatura. Muitas passagens erguem pontes para outras obras, por onde a narrativa transita sem nunca escapar do foco indicado em seu ponto inicial. São códigos criados para dar escopo ao enredo, que não necessariamente precisam ser decifrados, mas, ao serem, elevam a experiência.

Certamente não há, hoje, um autor que execute tão bem a prosa multifária como Walther Moreira Santos.

 

 

***

 

 

Livro: Todas as coisas sem nome

Editora: Cepe

Avaliação: Muito Bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s