O leitor na posição de voyeur

Uma modelo de corpo posa para um grupo de homens, enquanto sua consciência se dispersa numa piração estofada por clássicos jazzísticos. Ao longo de “Garota espiralada”, o que se percebe, porém, é que o foco de observação está mais na figura representada, que no escorço em si.

O escritor Nelson Rego alcança, em A natureza intensa, o triunfo do voyeurismo. Nos quatro contos que integram sua recente coletânea, o leitor é ajustado numa posição diante da qual os personagens se apresentam feito peças a serem contempladas, uma humanidade reificada e afeita ao propósito de consumo.

Não por menos, o autor gaúcho ambienta suas tramas no mundo das artes e da modelagem. Enquanto o primeiro se detém a uma apreensão subjetiva, o segundo trata do modo como meninas de origem humilde são seduzidas e mercanciadas pelo cifrão de suas belezas, numa esfera de sexo e luxúria.

A boa sacada aqui é operar sob o ponto de vista feminino. Rego escapa, com louvor, da tentação de alçar a presença masculina num contraponto de opressão e machismo. O hedonismo é praticado por mulheres que, diante de seu status social e poder financeiro, deflora e deflagra um consórcio de vulnerabilidades e relações artificiais.

Desse modo, as narrativas se amarram não apenas por suas tônicas, mas também pelo deslocamento de seus personagens. “Farsantes sinceras” traz um quarteto amoroso em terras europeias, do qual sobra uma jovem manipulada para servir de objeto de prazer e de admiração, cujo passado ganhará altura em “A natureza intensa brota por todo lado”, conto derradeiro desse universo de erotismo planejado para que a inocência e o viço juvenil sejam convertidos em negócio.

Rego explora a face oposta daquilo que nos roubam estímulos, através dos anúncios e das frentes de revistas, representando a imagem pela força que se pode absorver dela. O que faz da escolha de O jardim das delícias terrenas, tela do holandês Hieronymus Bosch, para revestir a capa, uma das mais significativas.

 

 

***

 

 

Livro: A natureza intensa

Editora: Terceiro Selo

Avaliação: Bom

Anúncios

Um comentário sobre “O leitor na posição de voyeur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s