Uma viagem de amadurecimento

A jornalista e escritora carioca Claudia Nina tem uma carreira literária diversificada, formada por crônicas, contos, ensaios, perfis e romances destinados tanto ao público adulto quanto ao infantil. Amor de longe marca, agora, sua estreia na literatura para jovens.

A trama é protagonizada por Clarice, uma menina com 13 anos e meio que, por conta do trabalho do pai, tem de abandonar a vida ensolarada no Rio de Janeiro e se mudar para a fria Porto Alegre. Da inadequação à nova cidade, ela vai ter de se adaptar ao novo prédio, aos seus moradores e à nova escola. Seu entendimento de amizade começa a ganhar novos rostos e intenções, até ser acertada em cheio pelo primeiro amor, um garoto magnético (e um tanto misterioso) que já tem namorada.

Em seu teor narrativo, Amor de longe é um romance de formação. Um raro, nos dias de hoje, diante de um público leitor que se mostra cada vez interessado num universo habitado por seres fantásticos e sobrenaturais. Claudia Nina trata aqui de dramas reais: as transformações físicas e emocionais que moldam a adolescência. Aquelas que são e sempre serão as mesmas, independente se o autor se utilize de alegorias ou de véus metafóricos.

Outro acerto da autora é tratar o texto com uma abordagem informal, sem emular um adolescentês (na ação, nos diálogos) para afigurar a juventude de seus personagens.

Clarice vai acumulando experiências vividas e as transfigurando em etapas para o autoexame que, de maneira elusiva, a aproxima da protagonista de um dos livros da escritora com quem o texto dialoga (e reverencia). Assim como em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector, a jornada do amadurecimento se impõe.

Claudia Nina trabalha o tema da transitividade de inúmeras maneiras, em especial aquela em que a mudança se torna um aprendizado.

***

Livro: Amor de longe

Editora: Ficções

Avaliação: Bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s