Vivendo atrás da própria sombra

O romance Associação Robert Walser para sósias anônimos, de Tadeu Sarmento, venceu o Prêmio Pernambuco de Literatura de 2014.

Em tom farsesco, o autor recifense amalgama registros históricos e referências literárias à uma inventividade burlesca, a fim de estruturar a trama sob duas linhas narrativas que versam de uma maneira atípica sobre a figura do duplo.

A primeira refere-se a tal associação de sósias cuja aspiração é se anularem à imagem de seus originais, num arremedo de seu patrono, o obscuro escritor suíço do título, que escolheu viver seus últimos dias no anonimato.

A outra parte da história se passa no vilarejo de Nueva Königsberg, localizado no Paraguai, adotado por fugitivos nazistas como refúgio, em especial pelo país estar sob o punho de um regime ditatorial. Ali, os habitantes, à maneira do comportamento de rebanho, seguem os imperativos de Immanuel Kant, reprisando os hábitos do filósofo prussiano, inclusive aqueles que dizem respeito à sua casta vida sexual.

Nesse jogo de duplas identidades, o romance rompe sua casca de surrealismo e, por meio de reflexos dos tempos modernos, toca em temas que se referem à apropriação do outro de modo a lograr a relação com o próprio mundo.

Sarmento demonstra uma técnica impecável ao amarrar capítulos breves que se entrecruzam numa costura que, por fim, unifica as duas histórias e, paradoxalmente, torna o livro um duplo de si, uma trama que se faz sósia de sua própria estrutura.

***

Livro: Associação Robert Walser para sósias anônimos

Editora: Cepe

Avaliação: Muito bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s