Investigações pelas ruas de Curitiba

Um bom cronista é aquele que olha pela janela e contempla a rua, ensinou Rubem Braga, pai da crônica moderna. Em sua coluna na Gazeta do Povo, Luís Henrique Pellanda semanalmente olha pela janela e contempla a Curitiba onde nasceu; os lugares e as pessoas com as quais convive. Alguns desses registros acabam de ser reunidos na coletânea Detetive à deriva, que ainda engloba outras publicações.

São textos, publicados entre 2014 e 2015, nos quais o jornalista e escritor captura cenas, ora comuns ora inusitadas, para convertê-las em histórias constituídas por uma linguagem leve, embora com altos níveis de requinte e de inventividade, que, por vezes, as aproximam da estância do conto.

Pode ser um grito de assassino rasgando a madrugada, a caminhada prosaica com a filha até a escola, urubus no topo do prédio ou um par de botas esquecidas debaixo de um poste de luz. Pellanda transita pela Ébano Pereira, pela Saldanha Marinho, pela praça Santos Dumont, pela Boca Maldita e pelo Capão Raso, esquadrinhando uma Curitiba que pulsa, que respira, que vive e, desse modo, vive também para o leitor.

Embora esporádicos, há outros momentos em que o detetive investiga a si. Em “Mentirosos”, o autor relata: “Uma vez, Ignácio de Loyola Brandão (…) me disse que a memória também é ficcionista, e que a crônica, sem ser falsa, tem permissão para imaginar”. Ou seja, nem sempre a distância a se percorrer é a da rua. Há aquela, no caminho entre o olhar e a memória, onde reina a imaginação.

O próprio Rubem Braga, na crônica “A casa”, descreve a morada que gostaria de ter, “com uma janela alta de onde se possa ver o céu e o mar”, e acrescenta: “mas deve haver um canto bem sossegado em que eu possa ficar sozinho, quieto, pensando minhas coisas”.

Contemplando, pela janela, a Curitiba que existe e a que existe dentro de si, Pellanda se confirma um dos melhores cronista da atualidade.

***

Livro: Detetive à deriva

Editora: Arquipélago Editorial

Avaliação: Bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s