Contos regulados para ser tantos

“Sombras”, conto que abre Naufrágio entre amigos, de Eduardo Sabino, venceu o concurso Brasil em Prosa 2015, organizado pelo jornal O Globo e pela Amazon. Em suas poucas páginas, já é possível reconhecer o estilo peculiar com que o jovem autor mineiro conduz suas narrativas, fragmentando a forma em curtos episódios que parecem destoantes entre si, mas estão regulados a cumprir um sentido final de unidade.

A história é sobre um menino que teme a figura de Deus, mas também é sobre sua avó cujo deus é a poesia, assim como é sobre aquele menino que, agora adolescente, monta uma banda de rock e vê seu amigo trocar a música pela mesma religião que o atemorizava quando criança. A trama dá saltos no tempo, desvia-se para outras direções, contudo, de forma engenhosa, não perde o fio e aflui para onde veio.

Temas como infância, memória, cinema, literatura e música são recorrentes. Em “Discografia do fim”, o autor cria um efeito sensorial no qual o gênero tocado pelas bandas citadas dão o compasso das cenas. “As almas de Halley” remonta a passagem do famigerado cometa pela Terra, em paralelo a um drama familiar, que se distende para a ficção de Philip K. Dick, profecias sobre bebês, a Copa do Mundo de 86 e Maradona. Com um desenvolvimento mais convencional, o conto que dá nome ao livro relaciona a fantasmagoria das amizades virtuais ao canto das cigarras.

Sabino mostra uma voz própria e instigante, que surpreende em sua estreia e deixa uma tremenda vontade de saber o que virá em seguida.

***

Livro: Naufrágio entre amigos

Editora: Patuá

Avaliação: Muito bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s