A menina sonhadora e o trapezista

Na literatura latino-americana, o circo é comumente representado como elemento de ruptura ou de desagregação de um estado antes existente.

Inesperado e incontido, sua presença carrega em si um dínamo de encantos para vidas oprimidas e/ou aplainadas de emoções. Todo circo, com suas atrações espetaculares e artistas excêntricos, é um risco para a monotonia instituída, pois possibilita reinterpretações da vida e mudanças de destino.

A esse perigo que se atenta o prefeito Teodoro Alegria, quando é avisado que o circo chegou a Galateia. A cidadezinha fictícia é cenário para Respeitável público, novela recente de Henrique Schneider.

Teodoro, um sujeito alto e bem fornido, preocupa-se em não perder a hora do almoço, na mesma proporção que se perpetuar no poder e tirar bom proveito disso. De modo que, quando o dono do Gran Circo Holywood (com um l só mesmo) vai ao gabinete municipal, seu interesse é negociar o percentual de lucro sobre a bilheteria das apresentações.

Teodoro mora com a mãe Dona Natélia, que vive a tecer roupas, a esposa Madalena, que passa o tempo conversando com flores, e a filha Alba Rosa, trancada em seu quarto, sonhando em ser uma atriz de cinema norte-americano.

Em capítulos curtos, o autor gaúcho concentra-se no passar dos dias desse núcleo familiar e do grupo circense, em especial a cigana Rosaura e os gêmeos trapezistas Remo e Rômulo Echegaray, até o dia da estreia, quando a leitura da mão do prefeito revela que ele sofrerá uma perda. A partir de então, a trama sofre uma guinada de ritmo.

Schneider flerta com o realismo mágico, mas se aprofunda, de fato, no aflorar das descobertas, aquelas que convêm apenas à decisão dos sentimentos, que convertem o passado em semiapagadas lembranças.

***

Livro: Respeitável público

Editora: Dublinense

Avaliação: Bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s