Entre a várzea e o campo de batalha

Empate, de Vinicius Neves Mariano, ocorre durante a final da Copa do Mundo de 1950.

O palco é o recém-inaugurado estádio do Maracanã, para onde milhares de pessoas vão convictas de que a seleção brasileira de futebol será campeã pela primeira vez, na partida contra o Uruguai.

Em meio à multidão, está Aureliano, um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, que avança pela rampa de acesso puxando a perna inutilizada durante a Batalha de Monte Castelo.

Ele está ali para torcer contra o Brasil, por tê-lo mandado “para uma guerra que não era sua”. No alto da arquibancada, é empurrado e, sem a firmeza necessária, despenca dentro do fosso.

O jogo se inicia, ele tenta voltar, mas é surpreendido por Monarco, um dos pedreiros da obra do estádio, que entrou às escondidas e tem uma paixão incontida pelo escrete canarinho.

Sem conseguirem enxergar o que acontece em campo, eles reagem ao comportamento da torcida e a si mesmos, numa sucessão de desacordos e de recordações da guerra até alcançarem, diante de uma das maiores decepções nacionais, um tipo lúdico de redenção.

Mariano faz uma incrível reconstituição de época, apostando numa pesquisa história que valoriza os detalhes mínimos, a exemplo da marca de cigarro que os pracinhas fumavam em território bélico.

Com isso, a narrativa vai se encorpando de uma textura cinematográfica, ao partir de um dia de simbolismo trágico, para retratar as transformações sociopolíticas e culturais de um tempo.

Em sua estreia, o autor consegue um belo gol.

***

Livro: Empate

Editora: Simonsen

Avaliação: Muito bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s