Cinco vozes da Geração Marginal

Organizada pelo professor Italo Moriconi, que também assina a bela apresentação, a antologia Destino: Poesia reúne poemas selecionados de cinco expoentes da chamada Geração 70 (ou Geração Marginal): Ana Cristina Cesar, Cacaso, Torquato Neto, Paulo Leminski e Waly Salomão.

Viscerais em seus processos criativos, porém distintos em manifestações estéticas, os poetas apresentam obras influenciadas pelas transformações socioculturais da época, com o advento do rock internacional e da MPB, e fieis ao lema de que mais vale viver 100 anos em 10, que 10 anos em 100.

O resultado são versos que exploram os limites entre vida, criação e morte, refletindo sentimentos de angústia profunda e de saudade, que acabaram por marcar os destinos de seus autores através de vícios, suicídios e fins prematuros.

Destaques para os poemas de Cacaso que retratam o período militar, a exemplo do mordaz “Jogos florais” (Ficou moderno o Brasil/ficou moderno o milagre:/a água já não vira vinho,/vira direto vinagre), e da intensa e indecifrável Ana C., homenageada na última Flip.

***

Livro: Destino: Poesia

Editora: José Olympio

Avaliação: Muito bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s