Onde as ondas não cantam

Há muitos cantos em Sem vista para o mar, de Carol Rodrigues. Cantos de afeto, de desalento; canções de protesto, de sossego; choros, sussurros; cantigas infantis, elegias.

Os 22 contos que marcam a estreia da escritora carioca radicada em São Paulo são produtos de uma carpintaria magistral, um trabalho delicado e singular com a linguagem, no qual o fluxo semântico adquire uma cadência melodiosa.

Algo que pode soar como uma poesia acidental, mas que claramente denota a mão habilidosa da autora para selecionar as palavras e encaixar com cuidado as frases, a fim de encontrar uma modulação, uma ressonância estética, um timbre afinado.

Carol persegue o harmônico, mas fascinantemente o faz a partir da supressão, do atrito vocabular. A narrativa coleia por entre um terreno pedregoso e, de pequenos choques e cabeceios, vai erguendo uma musicalidade.

O mesmo exercício arriscado se dá na escolha dos temas. Perda da inocência, ritos dolorosos de passagem, voos da alma, devaneios e a feitura de uma lista de compras convocam ocasiões do maravilhamento e do prosaico com a mesma intensidade.

No entanto a potência não se concentra em cenas, e sim na sensibilidade do contar. É espantoso o efeito no leitor de que a narrativa está em construção no curso da leitura, como se a própria leitura fosse o movimento necessário para a composição do texto.

Desse modo, o conceito temporal fica à mercê de um jogo em que passado e presente podem coabitar uma mesma sentença, em que se valer de extremos não danifica a concisão. Da perversidade fonsequiana de “Um homem prudente” à doçura de “Penélope e a roda”, que traz à memória a poesia de Vinícius de Moraes para A arca de Noé, a antologia brande a unidade, a conexão irretocável entre os contos.

Sem vista para o mar é uma pequena joia carregada de tanto valor que reflete a aparição de um grande talento da literatura brasileira.

***

Livro: Sem vista para o mar

Editora: Edith

Avaliação: Muito bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s