Tragédia é um nome de mulheres

Desesterro, da paulista Sheyla Smanioto, explora a violência no universo feminino.

A autora, que ganhou o Prêmio Sesc de Literatura 2015, na categoria Romance, situa seus personagens na fictícia Vilaboinha, um lugarejo que toma emprestado características do sertão nordestino.

A trama é centrada numa família de Marias, figuras de um retrato da miséria humana, cujas vidas estão irremediavelmente destinadas a tragédias.

Em meio a um tumulto de vozes, a que se sobressai é a de Maria de Fátima. Uma criança moldada em barro pela pobreza e pelo desamparo, que, adulta, passa do destrato da avó Maria da Penha para a crueldade do marido Tonho.

Esse homem-fera, que mata cachorros como que para reinar entre a matilha, é de quem foge mais tarde para São Paulo, levando consigo a filha bebê.

A penúria, porém, as persegue. E, no cotidiano esmagador de um barraco assombrado pelas memórias, elas descobrirão que estas são fantasmas menores do passado, pois como prediz, a certa altura, “o esquecimento é um crime sem corpo”.

Sheyla aplica, em seu romance de capítulos curtos que vão e voltam no tempo, a herança linguística de Guimarães Rosa.

A construção narrativa revela um domínio técnico fascinante no uso das palavras. Um movimento de acúmulos e de atritos entre vocábulos, de modo a produzir uma sonoridade regionalista, um canto dos aflitos capaz de extrair lirismo de um tema doloroso e brutal.

A pulsão é responsável ainda por fabricar um clima de espanto nos limites interiores e exteriores dos personagens, e notabilizar parágrafos e frases de efeito retumbante, a exemplo de: “Filha é a parte da gente que a gente ainda não conhecia”.

Desesterro é uma estreia que demostra a maturidade de uma autora que começa sabendo aonde quer chegar na literatura.

***

Livro: Desesterro

Editora: Record

Avaliação: Muito bom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s